terça-feira, 19 de julho de 2011

ARIQUEMES LANÇA 4ª EDIÇÃO DO PROJETO ESCOLA NOTA 10


A Prefeitura do Municipal de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou no final da tarde desta segunda-feira (18/7) a quarta edição do Projeto Escola Nota 10. Além disso, o prefeito Márcio Raposo (DEM) assinou o Decreto nº. 8038 PGM/2011, que “dispõe sobre a instituição do Projeto Escola Nota 10 como monitoramento e avaliação do processo de gestão educacional da rede municipal de ensino”. 
Segundo Márcio Raposo, este projeto tem estimulado as escolas a desenvolverem seus projetos. “Estive em reunião com o governador Confúcio Moura, logo depois da premiação da 3ª Edição, e comentei que seria importante as escolas da rede estadual receberem este incentivo para desenvolverem seus projetos educacionais”, disse o prefeito, recordando o que  dissera o Representante Regional de Ensino, professor Aloísio Azevedo, Ariquemes será o espelho para o Estado. 
O vereador João Leite, autor do Projeto de Lei que originou a 1390/2008, manifestou a alegria pelo lançamento desta quarta edição e acredita que “este Projeto proporciona melhor resultado para o coeficiente educacional”, disse. 
De acordo com o secretário municipal de Educação, Edson Fernandes, “este Projeto destaca-se como um instrumento de Monitoramento Oficial, avaliação, auto-avaliação e mobilização das escolas da rede pública municipal”, esclarece. 
“Escola Nota 10 tem a intenção de aprimorar o trabalho pedagógico, ampliando o olhar das equipes gestoras sobre as questões que envolvem o ambiente escolar em seus variados aspectos”, disse a representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Isabel Cristina de Carvalho. 
Conforme a explanação de Edson Fernandes, a atual versão tem quatro alterações fundamentais, as quais foram discutidas com os gestores escolares em reunião realizada no final do mês de maio. “A partir desta edição, este Projeto será um mecanismo de avaliação das escolas públicas municipais; as escolas foram divididas em três grupos para premiação; será utilizado como monitoramento em seus cinco eixos norteadores; e o Conselho de Escola fará a auto-avaliação na perspectiva desses eixos norteadores”, informou o secretário. 
Para o representante do Sintero, Reinaldo Guimarães Neto, esta nova proposta “é muito interessante porque separa as escolas em três grupos de acordo com as suas características em comum, atendendo uma reivindicação da categoria”, disse.
Premiação
Serão concedidos títulos e prêmios às escolas dentro de seus grupos, caracterizados da seguinte maneira: Selo de Qualidade Educacional à escola que obtiver, na pontuação geral, no mínimo, nota 6,0; Placa de Referência Municipal em Gestão Escolar às duas primeiras escolas colocadas de cada grupo; Prêmio em dinheiro às duas primeiras colocadas de cada grupo, dividido, proporcionalmente, entre os funcionários da escola conforme o salário base de cada um; A escola, primeira colocada, receberá 60% (sessenta por cento) do valor destinado a cada grupo e a segunda, 40% (quarenta por cento). 
De acordo com o edital entregue a cada escola municipal, “o valor geral do ‘Prêmio Nenhum a Menos’, conforme proposto em Lei Municipal, será dividido em partes iguais para os três grupos definidos”. 
O prefeito Márcio Raposo informou aos participantes que esta edição terá a premiação global R$ 75 mil. E que o mesmo será indexado pela UFAR, isto é, na medida em que a UFAR aumenta; a premiação também aumenta. E reafirmou “é possível termos Educação Pública com qualidade”. 
Além dos Gestores Escolares e Equipe Técnica da Semed, Leonor Schrammel (Controlador Geral), Amauri Guedes (Secretário de Meio Ambiente), Professor Eldo e o vereador Enoque Nunes (PMDB) prestigiaram o evento.

*Fonte: Comunicação - PMA

Autoridades, Educadores e Imprensa



Fabiana e Frankelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário